sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Presença de Deus


O Que Acontece a Um Filho de Deus Quando Este Sai de sua Presença?

Se os cristãos levassem a sério a experiência de Saul, clamariam ao Senhor como Davi: "Me dê coração puro! Não tire Sua presença de mim!" Saul é um quadro trágico do cristão que perdeu a presença santa de Deus.

Há três evidências terríveis...
A primeira evidência é um espírito melancólico e deprimido. O Espírito de Deus deixou Saul porque se recusou a obedecer a ordem de Deus. A Saul foi ordenado não fazer nada enquanto Samuel não chegasse a Gilgal para buscar a Deus e realizar os sacrifícios, mas Saul ficou impaciente e fez as coisas à sua maneira. Então Deus o deixou "...porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou" (I Samuel 13:14). Ele não era sério com a palavra de Deus.
Um espírito de inveja e de ciúmes caiu sobre ele, e se tornou inseguro. As multidões estavam cantando "Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares...Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos. No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa..." (I Samuel 18: 7-10). No original hebraico se lê: "o espírito de melancolia enviado por Deus veio sobre Saul, e ele fingiu estar profetizando em casa..." A palavra na realidade é "Vociferar!" Saul se movimentou de maneira violenta pela casa, quebrando as coisas num violento ataque de loucura; delirou como um louco! Jogou a lança contra Davi tentando matá-lo. "Saul temia a Davi, porque o Senhor era com este e se tinha retirado de Saul" (I Samuel 18:12). Não há nada pior que se possa falar de um filho de Deus do que "a presença do Senhor se retirou". Em seu lugar vem um espírito de desconsolo e de vazio, e causa irritação explosiva, acessos de raiva, ciúmes, inveja e medo. Este espírito de melancolia sobre Saul fez com que ele acreditasse que os outros o perseguiam, que todos conspiravam contra ele, que ninguém o amava e nem tinha pena dele. "Para que todos vós tenhais conspirado contra mim? E ninguém há que me dê aviso de que meu filho tem feito aliança com o filho de Jessé, e nenhum dentre vós há que se doa de mim..." (I Samuel 22:8). Ele agora desconfiava do próprio filho. E num dia negro de maldade, Saul ordenou a execução de 85 sacerdotes. E aí arrazou inteiramente a cidade sacerdotal de Nob, incluindo mulheres, mães e crianças. Saul se tornou um conspirador, um manipulador de pessoas. Seu lar ficou dividido e em crise. Não conseguia dormir à noite, irrequieto o tempo todo.
Há uma depressão causada pela falta de certas substâncias no cérebro, e isto é um problema estritamente médico. Mas muito da depressão entre o povo de Deus é devida ao afastamento do Espírito de Deus devido à desobediência. Como Saul, se recusam a levar Deus a sério. E como Saul, se tornam irritáveis, ciumentos, invejosos, manipuladores e cheios de ódio.
Uma segunda evidência da perda da presença de Deus vem a ser confissões freqüentes e movimentos poderosos ocasionais do Espírito, não acompanhados de transformação do coração. Saul estava sempre confessando, sempre dizendo: "Eu pequei! Sinto muito!" Disse isto em Gilgal quando desobedeceu a Deus, guardou o gado melhor e salvou o salvou o ímpio rei Aquis. Disse isto a Davi, quando Davi se recusou a matá-lo na caverna, "Tu me recompensaste com bem, e eu te paguei com mal" (I Samuel 24:17). Saul se arrependeu outra vez na colina de Haquilá depois que Davi se infiltrou no acampamento enquanto os guardas de Saul dormiam, e roubou a lança e a garrafa (bilha) de água de Saul. Ele então implora: "Pequei; volta, meu filho Davi, pois não tornarei a fazer-te mal..." (I Samuel 26:21). Mas durante todo este tempo o seu coração na realidade jamais foi transformado; em verdade ficava cada vez mais endurecido à cada confissão que fazia.
Quando Davi fugiu para Ramá para ficar com Samuel e os profetas, Saul chegou para matar Davi. Mas em vez disto, sobre ele veio o Espírito: "...e o...Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá. Também ele despiu a sua túnica, e profetizou diante de Samuel, e, sem ela, esteve deitado em terra todo aquele dia e toda aquela noite..." (I Samuel 19:23-24). Quando chegava junto do fogo de Deus, entre os santos, o Espírito de Deus o atingia como um relâmpago. Era impressionante! Dia e noite, declarações de enlevo, de louvor a Deus, de profecia. Mas ao sair disto voltava direto a seus caminhos de rebeldia.
Quantos cristãos são assim! De tempos em tempos Deus se move neles; então choram e prometem a Deus que as coisas vão mudar. Deus lhes concede períodos de renovação para trazê-los a Si, para reverter o pecado. Mas nunca são transformados. Não caminham para uma vida de devoção. Não estudam a Bíblia. Não oram. A presença de Deus não permanece com eles. Só ocasionalmente experimentam o mover real do Espírito de Deus sobre eles.
A terceira evidência da ausência da presença de Deus é uma vida de confusão, desprovida de direção, de uma palavra pessoal de Deus. Uma das partes mais tristes das escrituras registra como Saul buscou conselho em uma bruxa de Endor, porque Deus se recusou a respondê-lo (veja I Samuel 28: 5-20). Ouça as palavras sombrias de Saul: "...Deus se desviou de mim e já não me responde..." (verso 15). Este é o triste sinal do cristão que perdeu a presença de Deus. Anda confuso e estressado, em busca de uma palavra de Deus; até procura horóscopos e astrólogos, qualquer coisa ou qualquer um que se diga ser profeta.
Leia mais: Como se Perde a Presença de Deus?; Como Se Recupera e Se Conserva a Presença de Deus?; http://www.worldchallenge.org/pt/node/3083

Louvado seja o nome do SENHOR.

Quando você experimentar a presença REAL de Deus em sua vida, nunca mais vai querer sair dela... teus pés serão firmados na rocha e o teu coração, no Deus que criou todas as coisas maravilhosas e que te ama DEMAIS...


Deus abençoe a todos.

=D

Um comentário:

  1. Minha conversão foi difícil, pois eu era Saul (não no sentido literal), mas quando pequeno comecei a frequentar a igreja, e cresci em indas e vindas, não me firmava, até que aos quatorze anos fui para a igreja e permaneci como membro por quatro anos, e novo desvio.
    Peregrinei por terras que não eram do Senhor, encontrei todo o tipo de doutrina, e gostaria de me infiltrar numa ordem "diferente".
    Nesse momento Deus mostrou-me que existe, a loucura assolou meu ser, quase perdi a razão, e então entendi a supremacia do Senhor.
    Somente peço a Deus para nunca sair de Seus caminhos.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir